Qual carreira profissional combina mais comigo?

Data da publicação: 15 julio, 2020
Postado em: TRABALHO

Quando somos ainda adolescentes e começamos a perceber que a vida profissional é uma decisão muito importante, nos sentimos preocupados e ansiosos de ter que decidir sobre o nosso futuro em uma idade tão tenra. Mas uma coisa é certa, sempre existe tempo para mudar e decidir trilhar novos caminhos. Agora, para poder descobrir qual trabalho seria aquele mais adequado para você temos que primeiro entender as nossas necessidades pessoais.

Também é muito importante saber identificar quais são as nossas qualidades e se elas são suficientes para poder exercer aquela função que gostaríamos de trabalhar. Normalmente as pessoas optam por carreiras profissionais que lhe garantirão satisfação pessoal e também uma certa estabilidade financeira. O importante é saber identificar entre essas duas medidas o ponto de equilíbrio que te permitirá ser produtivo e feliz.

Como eu descubro qual a profissão que mais combina comigo?

Encontrar a profissão que mais combina com as nossas aptidões nem sempre foi uma tarefa fácil. Embora não seja tão simples decifrar quais seriam as profissões que nos fariam sentir pessoal e profissionalmente realizados, existem muitos profissionais que te auxiliarão nesse processo.

«Escolher o curso quero estudar agora? Sério? Pois é, nem sei o que quero jantar hoje à noite. Essa é a reação de muitos estudantes quando alguém lhes pergunta o que eles querem fazer com o futuro. Embora para alguns seja uma pergunta fácil de responder, muitos outros permanecem incertos ou dão uma lista tão longa de carreiras ou graus possíveis que a escolha é quase uma missão impossível. Ou, pelo menos, parecia.

Aprende a descobrir os seus interesses pessoais mais profundamente

Um dos fatores mais importantes na hora de decidir qual carreira profissional seguir é ter bem definido os seus interesses pessoais. Por exemplo, se você é uma pessoa resolutiva e gosta de resolver problemas lógicos, trabalhar com exatas seria provavelmente uma das áreas das quais você se sentiria feliz trabalhando, porque exercitaria e desfrutaria das suas qualidades.

Mas você sabe como fazer para poder descobrir quais são os seus interesses pessoas mais profundamente? A parte mais difícil deste processo de conscientização é aceitar com sinceridade nossa parte de responsabilidade nas situações que temos que viver. Apenas você e mais ninguém saberão com exatidão qual é a realidade dos seus verdadeiros pensamentos e sentimentos na solidão da sua existência.

Faça um teste vocacional

Uma das soluções para poder te auxiliar na hora de decidir qual carreira profissional seguir são os testes vocacionais. Normalmente eles são executados por profissionais qualificados com entrevistas e perguntas específicas para poder traçar o seu perfil e identificar quais seriam as áreas mais favoráveis para o desenvolvimento de todas as suas melhores virtudes. Portanto, fazer um desses testes seria uma das maneiras mais seguras de descobrir através da ciência aquele lugar onde você poderá florescer todas as suas habilidades.

O teste de orientação profissional é uma ferramenta muito útil, pois permite conhecer informações valiosas sobre aspectos pessoais que ajudarão você a escolher sua carreira. Obviamente, você deve considerar que esse teste não se aprofunda em fatores externos, como realidade socioeconômica, dinâmica familiar, mercado de trabalho. Portanto, é importante saber que os primeiros resultados do teste não determinam necessariamente a carreira que você deve escolher.

De qualquer forma, é aconselhável integrar todas as informações obtidas no processo de orientação com outros instrumentos e aspectos a serem considerados: a demanda por sua carreira, a oferta de estudos, as especialidades, entre outros.

Marque uma consulta com um profissional especializado

Quais são as suas aspirações? Onde você quer trabalhar no futuro? Não é fácil procurar as respostas para essas perguntas. É necessário descobrir e refletir sobre os interesses, tendências inatas e as possibilidades de adaptação a um determinado ambiente profissional ou de trabalho, de acordo com as competências e habilidades particulares de cada um.

Para ajudar os alunos a reconsiderar esses e outros aspectos, muitas instituições de ensino têm entre seus serviços escolares a figura do orientador, que, entre outras funções, fornece conselhos aos alunos para ajudá-los a escolher o itinerário acadêmico correto que os levará consigo. Uma maior garantia de sucesso para a universidade.