Assédio trabalhista, como lidar com essa situação

Data da publicação: 2 julio, 2019
Postado em: TRABALHO

É normal que algumas pessoas não se sintam completamente confortáveis ​​em seus trabalhos. De fato, uma grande parte dos trabalhadores de uma empresa tendem, em alta porcentagem, a sentir uma grande falta de motivação toda vez que se levantam para ir ao seu escritório ou local de trabalho. No entanto, isso não é nada comparado ao que muitas pessoas tendem a sofrer toda vez que vão para seus empregos. Falamos nada mais e nada menos do que assédio no local de trabalho , também chamado de mobbing.

Dentro deste escopo, podemos diferenciar o assédio em dois tipos:

Mobbing Vertical

É aquele em que a hierarquia desempenha um papel fundamental. Ou seja, quando o assediador tem um nível hierárquico superior ao da vítima ou, da mesma forma, um nível abaixo dele. Este é geralmente um dos mais comuns no mundo do assédio no local de trabalho.

Mobbing de acordo com o objetivo

Baseia-se no fato de que, estrategicamente, a empresa estabelece uma meta para que ela deixe a empresa por não deter mais Esta situação. Desta forma, a empresa estaria livre de ter que pagar uma indemnização por despedimento sem justa causa.
No entanto, há também assédio no local de trabalho sem qualquer propósito específico, mas simplesmente por pura malícia.

É um forte motivo para deixar a empresa

Obviamente você tem que entender que nenhum trabalhador, não importa o quanto ele tenha lutado para conseguir sua posição na empresa, deve suportar esse tipo de comportamento sob nenhuma circunstância. Assédio no local de trabalho é uma das principais causas de suicídio em muitos países , e nossa própria vida e saúde mental devem estar acima de qualquer trabalho.
Por esse motivo, se você está claro que está sendo vítima de assédio no local de trabalho, não hesite em lembrar que sua saúde está acima disso . Tome as medidas necessárias e depois esqueça a empresa que lhe causou tanto dano.

Como saber se você está sofrendo com o assédio moral

Há uma série de indicações que o ajudarão a perceber se você está realmente sofrendo ou não intimidando ou mobbing. Estes podem ser:

Atribuição de tarefas impossíveis para alcançar

É provável que você defina metas que você deve cumprir em um determinado período de tempo. No entanto, esses objetivos geralmente são praticamente impossíveis de alcançar, e o que eles realmente estão procurando é alcançar sua frustração e impossibilitar que você realize essa tarefa.

Veja que você comete erros

Talvez eles lhe ponham mais e mais obstáculos para que você não atinja os objetivos que você deve jogar. Por exemplo, ocultando informações cruciais para o desempenho desses objetivos. Da mesma forma, eles podem te ignorar e fazer você ir muito mais devagar.

Abuso físico e psicológico

Essa é a característica mais óbvia do assédio moral. Se seus colegas de equipe ou superiores gritarem com você, eles o subestimam e até mesmo o atacam, procure ajuda. Porque a coisa só vai piorar com a passagem do tempo.

Efeito do assédio

Como dissemos antes, o mobbing é uma das principais causas de suicídio em muitos países. Os efeitos produzidos por esses ataques chegam a causar sérios problemas psicológicos às vítimas que, a longo prazo, acabam submersas em um estado mental devastador. Entre todos esses efeitos, encontramos depressão, estresse, ansiedade, tristeza constante, desmotivação, etc. . Tudo isso nos levará a ter muitas dificuldades na comunicação, em comparação com outros colegas que nos isolam socialmente e causam uma tremenda perda de prestígio que prejudicará nossa saúde física e mental.

Coletar evidências e relatar

De fato, essa situação é punível por lei. Portanto, se esse for o seu caso, não hesite em recorrer às autoridades competentes e denunciar sua própria empresa ou seus colegas. Para isso, é aconselhável coletar evidências antecipadamente: conversas do WhatsApp com seus colegas ou superiores, nas quais você pode ver como eles tratam você. De qualquer forma, existem muitas associações contra Assédio Laboral em que você será aconselhado com o objetivo de orientá-lo em relação aos procedimentos legais que você deve iniciar contra a empresa ou contra seus próprios colegas.