O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 01-08-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 18-05-2012

SECÇÃO: Autarquias

Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino

Actividades culturais marcam início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino

foto
O Município de Torre de Moncorvo assinalou o início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino no passado dia 5 de Maio, Sábado, durante a tarde com a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” de Maria da Assunção Carqueja e ilustrado por Isabel Rodrigues Konrad e com a inauguração da exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”
A cerimónia teve início com a leitura do foral que D. Manuel I atribuiu a Torre de Moncorvo em 1512, seguindo-se a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”. Esta obra procura dar a conhecer aos mais jovens a brilhante história da vila, contando as passagens mais marcantes da história de Moncorvo, em forma de poesia. A par da apresentação do livro esteve também patente no Centro de Memória de Torre de Moncorvo uma exposição de serigrafia com os desenhos que a Arquitecta Isabel Konrad criou para a ilustração do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”.
A exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo é composta por 10 painéis ilustrativos do período de governação de D. Manuel I fazendo a sua contextualização tanto a nível cultural, político como económico. Patentes estão também os pergaminhos do Arquivo Histórico de Torre de Moncorvo, onde se destacam os forais e cartas de D. Manuel I. A exposição ficará patente no Centro de Memória até ao final do ano de 2012.
Durante a cerimónia, os cerca de 80 participantes, tiveram a oportunidade de admirar o foral original outorgado por D. Manuel I, que se encontra ao abrigo do Museu Abade Baçal em Bragança, e que ficará em exposição até ao dia 18 de Maio, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt