O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 02-02-2018
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 17-11-2017

SECÇÃO: Sociedade

Symington integra projeto europeu sobre alterações climáticas na vinha

Projeto VISCA reúne em Portugal vários players do setor para desenvolver soluções para a viticultura face às alterações climáticas

foto
A agricultura é uma atividade altamente dependente da temperatura, radiação solar e água e, portanto, muito suscetível às alterações climáticas. A produção de uva não difere de outras atividades agrícolas. As mudanças nos padrões do clima e da meteorologia ameaçam a produção de uvas de qualidade – alterações na qualidade e quantidade e alterações nas concentrações de ácidos e açúcares – com repercussões diretas no setor vitivinícola. Por estes motivos, a Symington integra o VISCA - Vineyards’ Integrated Smart Climate Application, um projeto de investigação e desenvolvimento europeu.
O VISCA é cofinanciado ao abrigo do programa Horizonte 2020, por um período de três anos. O projeto arrancou em maio de 2017 e proporcionará um Sistema de Serviço de Clima (Climate Service – CS) e de suporte à tomada de decisão (Decision Support System – DSS), integrando especificações de clima, agrícolas e aquelas que forem definidas pelos utilizadores finais de modo a desenvolver estratégias de adaptação de curto e médio prazo às alterações climáticas. O VISCA é, portanto, validado por demonstrações reais com os utilizadores finais em três locais de demonstração em Espanha, Itália e Portugal.
Esta investigação é constituída por membros de áreas variadas, incluindo utilizadores finais, onde se inclui a Symington que fornecerá um dos três campos de ensaio para o desenvolvimento do projeto e dará o feedback que influenciará a configuração final da ferramenta. O VISCA tem hoje a sua primeira reunião geral na sede da Symington Family Estates, em Vila Nova de Gaia, onde os parceiros apresentarão o ponto de situação do projeto e as metas alcançadas nos primeiros seis meses, e abordarão os desafios, os riscos possíveis, bem como as próximas atividades programadas do projeto.

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt