O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 22-09-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 04-08-2017

SECÇÃO: Região

CANELAS DO DOURO REGRESSOU À IDADE MÉDIA PELO OITAVO ANO CONSECUTIVO

No passado fim-de-semana, nos dias 28 a 30 de julho de 2017, Canelas do Douro (Peso da Régua) foi palco das VIII Jornadas Medievais do Douro.

foto
Largas centenas de pessoas vestiram-se a rigor, contributo para a recriação histórica da doação de um casal na vila de Canelas, feita pelo Rei D. Sancho a Bonamis e Acompaniado. Este fato está na origem do teatro em Portugal, fazendo de Canelas o seu berço nacional.
Terá sido em Agosto de 1193 que D. Sancho I terá doado um casal (pedaço de terra), em Canelas do Douro, a Bonamis e Acompaniado, jograis a quem tinha encomendado um arremedilho (peça de teatro).
O documento da doação, cujo original se encontra na Torre do Tombo, é o testemunho mais antigo de manifestações teatrais na Idade Média, em Portugal.
Imbuídos de espírito festivo, facilmente se transpõe a barreira do tempo. Pelas ruas de Canelas, encontramos feirantes, malabaristas, bailarinas, jograis, músicos, elementos da guarda real, nobres e claro, Sua Majestade- o Rei D. Sancho. É de enaltecer o contributo da população local, miúdos e graúdos, que abraçaram esta iniciativa, participando avidamente e dando a conhecer aos visitantes as especificidades de Canelas e das suas gentes.
Foi um Fim de Semana em cheio onde se juntaram milhares de pessoas apesar do frio que se fazia sentir. Canelas do Douro recebeu de braços abertos milhares de pessoas que se deslocaram ao local do evento.
As Jornadas Medievais do Douro são uma iniciativa promovida em parceria pela Associação Bonamis e Acompaniado e pelo Município do Peso da Régua, com o apoio da União de Freguesias de Poiares e Canelas e a colaboração da Associação Artística Portus Cale e a mos’TRHA, entre outros.
A terminar, recordamos a Carta de Doação feita por D. Sancho a Bonamis e Acompaniado:

CARTA DE DOAÇÃO (TRANSCRIÇÃO)
«1193, Agosto - Coimbra
Carta de doação de um casal na vila de Canelas, feita do D. Sancho a Bonamis e Acompaniado "Em nome de Deus ámen. Esta é a carta de doação e perpétua validade que eu, Sancho, por graça de Deus rei dos portugueses, juntamente com minha mulher, a rainha D. Dulce e os meus filhos e filhas, faço a vós, Bonamis e Acompaniado, do casal que por nossa ordem concedemos a Pedro Mendes na vila de Canelas, separado dos outros casais. Portanto, damos-vos o sobredito casal com todos os seus termos novos e velhos como melhor o puderdes ter com os seus direitos e com voz e calúnia e com todos os outros que aí nos pertencem. E concedemo-lo a vós para que o possuam livre e inteiro de juro e herdade perpétua, e assim ninguém tenha poder algum nele senão vós e quem vós quiserdes. E isto fazemos para a remissão dos nossos pecados e pelo serviço que nos fizeste. Portanto, todo aquele que acatar inteiramente esta nossa doação seja abençoado por Deus ámen. E nós acima nomeados que mandámos fazer esta carta adiante subscritos e a corroborámos em Coimbra na era de 1231, no mês de Agosto e este sinais fizemos +++++++++++++
foto
Foram presentes D. Gonçalo Mendes, mordomo da cúria confirmo; D. Rodrigo Mendes confirmo; D. Pedro Afonso confirmo; D. Afonso Ermígio confirmo; D. Gonçalo Gonçalves confirmo; D. João Fernandes, dapífero do rei confirmo; Martinho, arcebispo de Braga, confirmo; Martinho, bispo do Porto, confirmo; Pedro, bispo de Coimbra, confirmo; D. Osório testemunha, Soeiro Soares testemunha, Paio Moniz testemunha. João, notário da cúria, o escrevi. Nós, mimos sobreditos, prometemos ao rei nosso senhor pela confirmação um arremedilho.»
Este documento consta da confirmação feita por D. Afonso II, registada no Livro da sua chancelaria. O ano de 1231, da era de César em vigor à data, corresponde ao ano de Cristo de 1193.
O Notícias do Douro endereça à organização o reconhecimento público. Bem-hajam e continuem e que venha já a próxima edição.

Texto: António Pedro Além
Fotos: Fotógrafos do Douro.

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt