O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 22-09-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 04-08-2017

SECÇÃO: Opinião

PEQUENO HINO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

PEQUENO. Direi, adiante, porque lhe chamo “Pequeno”… Mas posso adiantar que “nada se mede ao palmo” desde que não ultrapasse um metro, que é a medida oficial, ou 1 Km, outra medida oficial – cujos protótipos oficiais – internacionais se encontram, por Acordos Seculares em Westminster, em Londres (tais como o “peso”, o “litro” e outros idênticos).
Mas, “Pequeno” é Portugal; mas “grande” porque, com as descobertas que fez de “novos mares e novas terras”, deu “novos-mundos ao mundo” e se tornou, de todos, o MAIOR!

PEQUENO HINO. Pois “pequeno” é o Hino de Portugal, chamado “A Portuguesa”, que faz fervilhar o sangue dos portugueses nas suas fibras e almas, na música como na letra, quando se torna imprescindível cantar ou tocar aqueles acordes vibrantes nos feitos e por mais uns factos, mas vitórias que avassalaram todo o Mundo!

NOSSA. Se é de todos, também é minha, porque eu faço parte de um todo, uma humanidade crente; ou faço parte de todos; e como é assim: Se é NOSSA, é também MINHA, como é lógico; e a ´lógica´ não foi, não é, nem será uma ´batata´ (quente; ao menos nas minhas mãos!- deixem passar o humorismo)!
Além disto, eu, um estudioso de Filosofia desde os meus 16 anos de idade; agora, sem vaidade, mas com a verdade e humildade, com MESTRADO em Filosofia, Professor e Ensaiador, não posso nem hei-de permitir que a lógica seja uma ´batata´ – a menos que se transforme um bom “Rancho” bem condimentado, com todos os “Fs” e “Rs”, para todos nós, num Dia de Festa!

SENHORA. Desejoso por chegar aqui estava e eu! Ela é nossa e, portanto, minha Senhora, porque não é uma a quem possa ou possamos dizer, ao passar por uma no passeio ou na rua: “olá, minha senhora”, (com delicadeza) passou bem?...- Não.
Esta Nossa Senhora é a NOSSA MÃE DO CÉU! Porque esta é a Mãe de Jesus e, portanto, Nossa Mãe, a Nossa Querida Mãe!
A Nossa Querida Mamã, que tanto e tão belamente nos afaga e nos ´afoga´ dentro do Seu Coração Maternal – que não há outro!

“Quão bela és, ó Mãe Imaculada; / Vestes de Sol antes que a luz desponte; /Calcas aos pés a lua enamorada, / Estrelas mil coroam Tua Fronte”!

DO PERÉTUO. Continuo, continuado; nunca falha; sempre a horas; a tempo; nunca com atraso; sempre terno; sempre terno; alerta!

SOCORRO. Na dor, na aflição; protecção; auxílio; advogada nossa; a enxugar-nos as lágrimas e os olhos; a acalmar os nossos corações, as nossas palpitações, o nosso ofegar, os nossos ais…

SENHORA do SOCORRO, eis-nos a vossos pés, nos Templos, nas ruas, nos passeios; ao sol; à chuva; calçados e descalços! Socorre-nos: Tu podes: És Mãe de Deus! E deves: És a nossa Mãe do Céu! Que linda! Que bonita!

Até ao ANO – Se quereis….

Peso da Régua, 01.08.2017

Por J. Silva Pinto (Dr)

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt