O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 21-04-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 17-01-2014

SECÇÃO: Autarquias

A2000 inicia ano “bombástico”

No dia 7 de janeiro de 2014, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 contou com a presença do Executivo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião (Presidente da Câmara, Luís Machado; a Vice-Presidente, Sílvia Silva e o Vereador, José Moreira), na divulgação da aprovação da candidatura apresentada à Tipologia de Intervenção 6.2 “Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade” do Eixo 6 “Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social” do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).

foto
A A2000 foi notificada, no dia 6 de janeiro, da decisão de deferimento/aprovação da referida candidatura, à qual se candidatou para alargar a formação profissional, no ano de 2014, aos concelhos de Baião, Resende, Chaves e Montalegre, abrangendo um total de 90 formandos e um volume total de formação de 93 822 horas, incluindo a formação que já decorre em Santa Marta de Penaguião.
A A2000 aceitou o desafio de ministrar formação profissional nos 4 concelhos referidos, os quais não possuem esta resposta de apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade. Saliente-se que, no ano 2013, a A2000 conseguiu integrar no mercado normal de trabalho de 67% dos seus formandos (em 2012 a taxa de integração foi de 89%).
A A2000 propôs a execução de 10 ações de formação, com o objetivo de promover a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais junto de um grupo populacional socialmente desfavorecido, tendo em vista a sua integração socioprofissional.
Desta forma, a A2000 alarga a sua área de intervenção, operando em três distritos diferentes - Vila Real, Viseu e Porto, viabilizando o âmbito regional estatutário, e assumindo-se como agente de mudança e desenvolvimento na construção de uma sociedade mais consciente e integradora, nomeadamente das pessoas com deficiência ou incapacidade.
O Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, referiu que, tal como previsto, o ano 2014 será “bombástico e brutal” para os clientes da A2000 porque a acumular com a aprovação desta candidatura, foi também aprovada a candidatura apresentada à Tipologia de Intervenção (POPH) 6.4 “Qualificação dos Serviços e Organizações”.
Esta última candidatura visa a execução de ações de formação profissional e de sensibilização para os profissionais da área da reabilitação das entidades formadoras da região do Douro - NUT III, com o objetivo de qualificar/aumentar competências que contribuam para o aumento da qualidade de vida pessoas com deficiência e incapacidade.
Acrescente-se ainda que, da parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e freguesias, resultará o alargamento do projeto denominado “Oficina dos Sorrisos” (destinado a pessoas com deficiência grave), marcando clara e inequivocamente a influência determinante para a celebração do Acordo de Cooperação com a Segurança Social, para o financiamento do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).
A A2000 aguarda ainda a aprovação de outras candidaturas, cujos destinatários diretos são as pessoas que acumulam vários fatores de desfavorecimento.

Sofia Pereira, A2000

[Utilidades]
[Outras Notícias]

Outras Notícias da secção Autarquias
· MONTARIA AO JAVALI EM SABROSA
· CASTRO & SALGUEIRO NO HOTEL CASINO CHAVES
· Consumidores de Lamego bebem água “excelente” e a custo médio
· Programa Património Ativo em Armamar
· Novo website da Câmara de Lamego com mais conteúdos e funcionalidades
· Direção Nacional da PSP garante reforço de efetivos em Lamego
· Crianças cantam tradição de ano novo no Teatro Ribeiro Conceição
· Alunos de Murça envolvidos no projecto “Comenius”
· Alunos do 1.º ciclo realizaram audição para integrar a 1.ª edição dos pequenos cantores de Mesão Frio
· Museu de Lamego inicia trabalhos de restauro da Capela de S. João Evangelista
· Município de Vila Real - Iluminação de passadeiras entra em funcionamento
· Crianças do Agrupamento de Escolas Prof. António Natividade cantaram os Reis na Câmara Municipal

O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt