O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 22-09-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 19-07-2013

SECÇÃO: Autarquias

Festival de Folclore em Mesão Frio

Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro cumpriu tradição

foto
O Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro realizou, no passado sábado, dia 13 de julho, mais uma edição do seu Festival de Folclore. O evento para além de divulgar as raízes populares e as tradições culturais do concelho e das diferentes regiões que nos visitaram, celebrou a identidade das comunidades representadas na “Porta do Douro”.
A festa popular, realizada há largos anos, contou com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, da Junta de freguesia de Barqueiros e da Adega Cooperativa de Mesão Frio.
A Avenida Conselheiro José Maria Alpoim foi o local escolhido para a atuação dos grupos de Folclore que, teve início pelas 21h30. Além do Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro, passaram também pelo palco os grupos convidados: o Grupo de Danças e Cantares Ribatejano, de Santarém, o Grupo Etnográfico de Refoios de Lima, de Ponte de Lima e o Grupo Etnofolclórico “Renascer” de Areosa, de Viana do Castelo.
foto
O programa teve início pelas 18 horas, com a receção dos ranchos convidados. Pelas 19 horas, decorreu um jantar de convívio, com todos os grupos associados ao evento e, pelas 21 horas, os ranchos percorreram as ruas de Mesão Frio, num desfile que animou o início da noite na “Porta do Douro” e que antecipou as respetivas atuações. O festival teve início às 21h30, tendo sido presenciado por centenas de pessoas que, continuam a reconhecer as suas raízes populares.
O Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro surgiu na freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, tendo sido sempre apoiado nas riquezas culturais e patrimoniais da região e, desde então, procura propagar, dentro e fora do país as danças, os cantares e as tradições concelhias. Considerando as apreciações positivas do público e de todos os grupos convidados, a edição deste ano do Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro, revelou-se um sucesso.

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt