O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 01-08-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 03-08-2012

SECÇÃO: Autarquias

Produtores de Gado com incentivos em Resende

128 animais de raça arouquesa premiados na Feira de S. Cristóvão

foto
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, procedeu à entrega de incentivos aos produtores de gado de raça arouquesa, no âmbito da tradicional Feira de S. Cristóvão, que se realiza todos os anos no dia 25 de julho, na freguesia de Felgueiras, em Resende
Este ano foram atribuídos prémios a 128 animais, correspondendo a um total de 12.800,00 euros em incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de cem euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, tendo sido abatidos.
Do programa da Feira constou ainda um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa e respetiva entrega de prémios.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “o que se pretende é incentivar a criação de gado, promover o abate no nosso matadouro municipal e introduzir apoios diretos em segmentos da nossa população mais débeis economicamente, sobretudo em Felgueiras, Feirão, Panchorra e Ovadas”.
De referir que segundo dados fornecidos pela Associação Nacional dos Criadores de Raça Arouquesa (ANCRA), desde que o Município de Resende atribui estes incentivos, a partir do ano de 2005, que a produção de gado no concelho de Resende triplicou.
foto
Recorde-se que a Feira de S. Cristóvão é de origem remota e realiza-se todos os anos no dia 25 de julho.
Neste dia convergiam para aqui as populações das redondezas em procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de S. Cristóvão e aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e comerem os seus merendeiros.
Nos últimos anos, para além da tradicional feira de gado bovino de raça arouquesa, através da qual se pretende realçar a importância de uma das raças autóctones mais importantes da região de Entre Douro e Minho, tem-se realizado um Concurso Pecuário de Gado Bovino, contribuindo, desta forma, para a melhoria e dispersão de bovinos de raça arouquesa, isentos de doenças contagiosas.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt