O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 19-12-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 27-07-2012

SECÇÃO: Região

QUINTA DO VARAIS primeira quinta a produzir o medievalmente chamado “vinho cheirante de Lamego”, depois denominado “Vinho do Porto”

foto
O escritor reguense Altino M. Cardoso, na sequência de estudos prolongados sobre a História do Douro, desde a própria Fundação de Portugal, por D. Afonso Henriques e Egas Moniz, descobriu uma escritura de compra (1142) de uma herdade na foz do Varosa, outorgada por Cister de S J de Tarouca.
Nesta propriedade plantaram os monges os primeiros vinhedos do Douro, com castas trazidas da Borgonha, donde era proveniente a Ordem de Cister, bem como o seu mentor S. Bernardo e o Conde D. Henrique.
Trata-se, portanto, da primeira quinta a produzir o medievalmente chamado “vinho cheirante de Lamego”, depois denominado “Vinho do Porto”, por daí ser exportado.
Lembramos que o consumo de vinho era proibido pelo Alcorão aos muçulmanos: assim, as últimas vinhas do Douro já não existiam há 4 séculos antes, no tempo dos Romanos, sendo paradigmática dessa actividade vitivinícola romana, pré-nacional, a Fonte do Milho, em Canelas (Régua), actualmente em recuperação arqueológica.
Esta descoberta vem estabelecer, com toda a segurança histórica, o começo da enorme Epopeia da Vinha e do Vinho, no Alto Douro Vinhateiro, hoje Património Mundial.

Brevemente a reportagem completa

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt