O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 12-12-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 25-05-2012

SECÇÃO: Sociedade

Grécia: esquerda rasgará acordo com UE

O líder da esquerda grega propõe compromisso com cortes

foto
Alexis Tsipras, líder da frente de partidos de esquerda no parlamento grego, a Syriza, disse que vai tentar formar uma coalizão com a intenção de "rasgar" os termos do acordo de resgate da UE/FMI. Alexis Tsipras disse que os eleitores gregos "claramente anularam o contrato de empréstimo". Tsipras tem três dias para tentar fechar um acordo de coalizão e informou aos dois principais partidos do país, Pasok e Nova Democracia, que deveriam desistir do apoio aos termos de austeridade se quiserem participar. A Comissão Europeia, órgão Executivo da União Europeia e a Alemanha querem que o país mantenha os cortes previstos no acordo. O presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Barroso, disse feira: "O que os Estados membros têm a fazer é ser consistentes e implementar as políticas com as quais concordaram." Mas agora, depois do avanço de partidos contrários à imposição das medidas de austeridade em países como Grécia e França - onde os eleitores escolheram um novo presidente no domingo, François Hollande, que tem defendido um foco maior no crescimento econômico -, a União Europeia poderá ter que considerar novas ideias para determinar a rota de recuperação econômica de vários de seus países. No próximo dia 23, os líderes europeus ouvirão novas propostas de Hollande em um encontro informal do bloco.
A chanceler alemã, Angela Merkel, enviou carta ao presidente eleito francês, dizendo que "cabe a nós... preparar nossas sociedades para o futuro e proteger e promover a prosperidade de forma sustentável".A crise da dívida provocou grande agitação social na Grécia e levou a uma profunda desconfiança quanto aos partidos considerados arquitetos de austeridade.O líder do partido de centro-direita Nova Democracia (ND), Antonis Samaras, abandonou as tentativas de formar uma coalizão. "Cabe a nós... preparar nossas sociedades para o futuro e proteger e promover a prosperidade de forma sustentável" Em troca de dois pacotes de resgate - no valor de um total de 240 bilhões de euros - a Grécia concordou em fazer cortes profundos nas pensões, aumentar impostos e cortar milhares de empregos no setor público. Os votos dos partidos que apoiaram os pacotes de austeridade foram drenados nas eleições de domingo em favor dos pequenos partidos à esquerda e à direita. A frente Syriza amealhou quase 17% dos votos.
Mas, como a ND ficou em primeiro, teve um bônus de 50 assentos no Parlamento, e foi inicialmente convidado a formar governo. Se o Syriza não conseguir formar um governo, caberá ao terceiro colocado nas eleições, o Pasok, tentar montar uma coalizão. ND e Pasok integravam o gabinete que assinou o acordo de austeridade com o FMI e a UE. Caso nenhum partido consiga formar um governo, serão convocadas novas eleições no país.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]

Outras Notícias da secção Sociedade
· Universidade de Aveiro extrai biodiesel de microalgas da ria de Aveiro
· Portugal tem mais de um milhão de desempregados
· Salazar é o "melhor investidor sem ganhos"
· Mais de 80 portugueses abandonam diariamente o país
· Dramático - 10% dos portugueses admite deixar a casa este ano por problemas económicos
· Arrebita! e a Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto
· PARAR A BARRAGEM DO TUA
· França: romance gay infantil
· Mensagem aos jovens
· Mudança de sexo beneficiará argentinos''
· Entrou nua em três lojas, só para perguntar as horas
· Mulher come dois quilos de pedra por dia
· Um repolho que pesa... 13 quilos
· Indiano casa-se três vezes por causa da seca
· «Tudo à borla», anuncia mulher traída por marido
· Foto polêmica: mãe amamenta filho de 3 anos
· Avião de Hollande é atingido por raio
· Carro sem motorista já roda nos EUA
· Califórnia: caçada aos restos do meteoro
· Merkel: reformas antes do crescimento
· 44% dos jovens portugueses estão desempregados
· AGRICULTURA E FLORESTAS: prevenir os acidentes de trabalho
· Noruega: prisão com liberdade

O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt