O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 01-08-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 25-05-2012

SECÇÃO: Sociedade

Foto polêmica: mãe amamenta filho de 3 anos

Capa da revista 'Time'
Causou grande polêmica nos Estados Unidos a foto Foi da capa da revista americana Time, em que uma jovem mulher aparece amamentando seu filho de três anos, com a manchete "Você é mãe o suficiente?"

foto
A modelo fotografada é uma mãe de verdade que aparece fazendo algo rotineiro com seu filho: a alimentação de acordo com o conceito da "criança com apego", segundo o qual a criança que cria fortes laços emocionais já na infância terá mais facilidade em desenvolver relações seguras e estáveis na vida adulta. Mas para a sociedade americana, o assunto continua sendo um tabu.
Para Nancy Morbacher, da organização Breastfeeding USA (Aleitamento Materno EUA, em tradução livre), que incentiva a prática, a intenção do fotógrafo era fomentar a discussão através de uma imagem polêmica. "O fotógrafo mesmo disse que seu objetivo era fazer uma imagem que fosse controversa ou polarizante e creio que ele conseguiu, porque nos Estados Unidos é incomum ver uma criança dessa idade sendo amamentada", afirmou."Isso deve provocar muitas opiniões conflitantes. Alguns dirão que está certo, outros que não concordam, mas é bom que se discuta.
Creio ser interessante o que disse a modelo da foto: sua meta era mostrar que isso é normal e que queria ilustrar a prática com sua própria experiência, incluindo nesta idade, algo que em outros países não causaria polêmica alguma", acrescentou a especialista. Organizações como a Breastfeeding USA recomendam a todas as mães que amamentem seus filhos e promovam esta prática como uma normal cultural e biológica.
Mas o que causou, de fato, revolta entre as alas mais conservadoras da sociedade americana, foi a idade do menino que aparece na capa da Time e nas fotos da reportagem, em que a criança mais velha a ser amamentada no peito da mãe tem seis anos. A polêmica lançada pela revista levou muitos americanos a se questionarem sobre a idade máxima recomendada para o aleitamento materno. "Nenhuma organização de incentivo à amamentação recomenda uma idade máxima", disse Morbacher, acrescentando que a "American Academy Pediatric recomenda um período mínimo de um ano e um máximo de tanto como mãe e filho desejarem".
Ela disse ainda que a "Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de dois anos e deixa claro que ninguém estipula um tempo máximo, porque enquanto se mantém amamentado, o bebê será mais saudável, sofrerá menos doenças e há taxa de mortalidade menor entre os que são amamentados, independente da idade".
Na verdade há muitas sociedades no resto do mundo em que a capa da Time não causaria tanto impacto, já que muitas crianças nestas culturas são amamentadas pelas mães até os quatro anos.
"Em algumas culturas o período é até maior.
Por exemplo, para os inuits – ou esquimós - sete anos é normal. No Japão são cinco anos, e até mesmo na Holanda é normal amamentar as crianças por dois ou três anos. É um assunto cultural, e, como é de costume ocorrer, os EUA estão um pouco atrasados em relação ao resto do mundo".

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]

Outras Notícias da secção Sociedade
· Universidade de Aveiro extrai biodiesel de microalgas da ria de Aveiro
· Portugal tem mais de um milhão de desempregados
· Salazar é o "melhor investidor sem ganhos"
· Mais de 80 portugueses abandonam diariamente o país
· Dramático - 10% dos portugueses admite deixar a casa este ano por problemas económicos
· Arrebita! e a Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto
· PARAR A BARRAGEM DO TUA
· França: romance gay infantil
· Mensagem aos jovens
· Mudança de sexo beneficiará argentinos''
· Entrou nua em três lojas, só para perguntar as horas
· Mulher come dois quilos de pedra por dia
· Um repolho que pesa... 13 quilos
· Indiano casa-se três vezes por causa da seca
· «Tudo à borla», anuncia mulher traída por marido
· Avião de Hollande é atingido por raio
· Carro sem motorista já roda nos EUA
· Grécia: esquerda rasgará acordo com UE
· Califórnia: caçada aos restos do meteoro
· Merkel: reformas antes do crescimento
· 44% dos jovens portugueses estão desempregados
· AGRICULTURA E FLORESTAS: prevenir os acidentes de trabalho
· Noruega: prisão com liberdade

O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt