O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 17-10-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 11-05-2012

SECÇÃO: Opinião

Grandes problemas a refletir enquanto há tempo

Exclamarão os amigos leitores: “Quantos problemas há!...
Ainda nos vem lembrar mais?! - “A REFLETIR!” A refletir, não nos custa tanto! – Mas quem os vai resolver? Quem há para os resolver?! Eis o busílis, a grande questão, a dificuldade! – Só que há uma só Humanidade – sete biliões de pessoas – a qual todos nós pertencemos, e quem tem de resolver todos, os pequenos e grandes problemas, somos nós (e quem acreditar, também com o auxílio de Deus)!
OS PROBLEMAS – I – Comecemos MÉDIO ORIENTE – Podem retorquir: “Mas que nos importa o M.O., se está tão longe”?! – Pois é, digo eu; mas, por exemplo, não é verdade que, pelo menos, o Irão está tão distante e não estará preparado com “mísseis de longo alcance”, que atravessam continentes e oceanos?! O Japão?! A Rússia?! E os países satélites?! – Ora, quem não conhece os mísseis e outras armas nucleares, buldózeres e outras de fabrico secreto, escondidas/guardadas naquelas montanhas ou um pouco sob as águas do mar! O Homem é muito inteligente e Mau e eu estou convencido que, por detrás deste mal todo, está o demónio (que significa inimigo… mafarrico) e satanás (que significa pai da mentira).
Depois, há o jogo dos principais países de “petróleo”; … guerras e guerrilhas regionais, distúrbios constantes, assaltos ao “poder”; bombardeamentos, mortes entre os guerrilheiros e civis indefesos, pilhagem, viaturas incendiadas, etc… Não estamos seguros de uma 3ª guerra mundial, iniciada por aquela gentalha!
II. A UNIÃO EUROPEIA – Eu diria, antes: “A Desunião Europeia”! Porquê? – Por vários motivos: 1º, é ditado antigo, diz-se: “A união faz a força”! Eu escrevi: “força”; não “forca” (sem “C” acedilhado). Porquê? Já sei que há leitores, não mal intencionados, mas brincalhões, que, na frase sublinhada, lêem “forca” (humorismo), porque “a rir a rir, sem se querer, vão-se dizendo algumas verdades”; 2º, na U.E., há países e indivíduos muito ricos, e, noutros, muito pobres. – Quando se encontram 2 ratos, 1 grande e 1 pequeno, é o grande que come, ou deixa em “maus lençóis”, o pequeno…
Entre países, empresas e indivíduos, passa-se o mesmo! Os mais fortes, (como a Alemanha p.ex.), ditam as leis e fazem os planos para repartirem de igual modo. Mas, “no parte e reparte”, há uma “arte” que leva a maior “parte”! Todos sabemos!!! 3º, Entre os mais fortes individualidades políticas da U.E., há algumas que se acusam, mutuamente, por falta de políticas acertadas! E, no estrangeiro, os melhores políticos do mundo (geralmente americanos ou lá residentes) acusam a U.E. de não termos Políticos e Economistas à altura!!!
III . A IGREJA – Na semana passada, os “média” publicitaram quem, segundo fontes próprias, nos últimos dez anos, a Igreja Católica perdeu dois milhões de católicos, em Portugal! Éramos, antes, sete milhões! Sem dois, ficamos com cinco milhões! Somos onze milhões de portugueses! Antes, havia bastante mais que metade de católicos – 7! – Agora, somos cerca de metade! Para onde foi a pouco mais que metade? – Quais as causas? – A falta de doutrinação e apelo dos maiores responsáveis? O materialismo da vida? As centenas de atrativos da vida? A educação da sexualidade da vida, desde a infância, puberdade, adolescência e juventude? Contra-ambiente nas famílias? Falta de testemunho dos agentes? Colaboradores e responsáveis da sustentabilidade da Igreja Católica?
IV. Qual ou quais os caminhos para o “Endireitar” estes descaminhos? – A oração e sacrifícios, redobrados? Multiplicados?
V. Nunca vi tantos e tão grandes descaminhos, na minha vida! Grande parte da Humanidade pensa mais no “prazer” do que no “dever”. – Tem havido, na América e na Indonésia, terramotos, tsunamis, frequentes. Desculpem os leitores: mas Deus é Pai e Amigo! Mas, se um dia, o mundo é varrido por um Dilúvio! Só peço a Deus que a todos perdoe, a todos nos salve! E, se quiser, crie um Novo Mundo!!!

Por J. Silva Pinto, Dr.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt