O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 24-10-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 20-04-2012

SECÇÃO: Opinião

Sabrosa é “terroir gourmet”

Perdem-se os vocábulos na imensidão do significado do sacrifício humano. Muitas das palavras que simbolizavam valores foram transformadas em algarismos.
Na actual conjuntura de crise, as letras não traduzem a felicidade mas os números indicam a infelicidade. Satisfação pessoal é sensação que pouco ou nada importa junto de um resultado líquido. Alegria colectiva é sentimento que em nada brilha junto de um PIB!
De facto a vida está difícil, mas isso, os mais novos, ouviram contar nas histórias de vida dos seus pais e avós e, a passagem do duro depoimento parecia ter ficado lá longe, contíguo ao tempo envelhecido. Afinal tudo não terá passado de um recado e a dor reflectida na ternurenta voz colada á trémula vida dos nossos antepassados ecoará pelos ouvidos das próximas gerações.
Parece-me que atravessamos um novo paradigma que marcará o início de uma nova vaga. O tempo em que se estragava e dividia dinheiro fácil, o tempo de um emprego para a vida, o tempo dos direitos adquiridos, todos esses tempos terão expirado, mas nem a real conjuntura justificará todas as decisões políticas que esquecem as pessoas e, tal como defendia Sá Carneiro – em primeiro lugar as pessoas e a nossa terra e só depois a política. Esta será sempre uma das minhas divisas!
A reforma da Administração Local ainda que não seja consensual é de facto uma necessidade que distinguirá afirmativamente o desenvolvimento local no mapa de Portugal. Tenho relações profissionais e até pessoais com vários presidentes de Junta de Freguesia do Concelho que me adoptou – Sabrosa, todos eles concordam com a agregação de determinadas povoações, mas todos eles também se referem ao fim das Freguesias dos outros! Ou seja, nenhum Presidente de Junta pretende escavar a sepultura para a sua própria Freguesia! Não sei se servirá de modelo para o resto do país mas sei não existir uma actuação concertada, até por que, compreendo a validade dos argumentos, mas o prazo das propostas e projectos de reorganização começam a esgotar-se e a realidade vai ter de se consumar muito proximamente mesmo com a eventual ausência de pronúncia.
Sempre fui contra o encerramento das instituições no Interior justificadas pelos números, talvez por preferir a humanidade aos números, talvez por preferir a felicidade humana à satisfação numérica, talvez por considerar que o Estado tem obrigações sociais colectivas, talvez por sentir e viver de perto as necessidades dos cidadãos, talvez por ser um comum cidadão. Ainda assim, acredito que no caso das freguesias e concelhos faz todo o sentido efectuar uma reorganização verdadeira e rigorosa em defesa das pessoas e das populações!
Já no que respeita ao encerramento de escolas, hospitais, vias de comunicação e outros serviços vitais tenho uma opinião diferente e por isso manifestei toda a minha indignação contra o alegado encerramento do Tribunal de Sabrosa e farei o mesmo, sem qualquer arrependimento e com a mesma determinação contra outros encerramentos em Serviços públicos vitais para as pessoas das terras do país profundo, como se diz virá a acontecer com os Serviços de Finanças.
Partilhamos um novo modelo social, assente em estruturas económicas de controlo de despesa e de aforro, mas mesmo nesse paradigma deverá prevalecer a garantia da satisfação humana!
Sabrosa é um “terroir gourmet”. É um concelho rico em história, em paisagem pura, em vinho e gastronomia de excelência, em poetas inspiradores, em navegadores imortais e ilustres homens e mulheres. Sabrosa tem sido um bom exemplo na conservação estratégica do seu património histórico, arquitectónico e na protecção dos interesses dos valores dos seus Munícipes, certamente sê-lo-á mais uma vez agora.

Dr. Jorge Carvalho

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt