O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 28-11-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 09-09-2011

SECÇÃO: Cultura e Lazer

Conclusões do Workshop
“Clima e Relações Hídricas da Videira: caso de estudo no Douro”

Cluster dos Vinhos do Douro divulga, com optimismo, dados inéditos sobre alterações climáticas para a Região Demarcada
Numa sessão de trabalho organizada ontem, dia 25 de Agosto, pela ADVID na região do Pinhão, diversos cientistas e técnicos apresentaram a uma assembleia de viticultores e enólogos, os resultados preliminares dos estudos que têm sido desenvolvidos sobre as alterações climáticas previstas e o seu efeito no clima e no cultivo da vinha na região.
Das conclusões apresentadas, destacam-se a previsão de um aumento, para a Região Demarcada do Douro, da temperatura média anual para 2050 entre 1.8 e 4.3°C e uma redução na precipitação anual que poderá atingir na mesma data os 15% dos valores actuais, com principal incidência na época do ano em que a vinha se desenvolve (Março a Setembro). Estes valores, ainda que aparentemente reduzidos para a percepção humana, são muito elevados em termos de ecossistemas naturais numa região que já é, hoje, considerada quente e seca.
Os técnicos e cientistas sublinharam a grande capacidade adaptativa da videira e a variabilidade geo-morfológica da região do Douro e oferecem potencialmente formas de mitigar esta situação. As novas tecnologias aplicadas às práticas vitícolas propõem igualmente ferramentas que podem ajudar os viticultores a adaptar as suas práticas a um ambiente em mutação. Técnicas como o controlo da restrição hídrica na planta, zonagem geo-climática, selecção e melhoramento de castas e porta-enxertos adaptados, a aplicação de protectores solares nas folhas ou a alteração dos sistemas de condução são modalidades de intervenção disponíveis para os produtores.
No final do evento, foi anunciada uma colaboração entre a ADVID, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITAB) e a Universidade de Aveiro (CESAM) para um projecto (ClimVineSafe) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no valor de 170 000 €, com o objectivo de definir estratégias de curto prazo para mitigação das alterações climáticas na viticultura mediterrânica.
A sessão de trabalho, realizada na Quinta do Noval contou com a presença de vários actores da fileira vitivinícola duriense, preocupados com a instabilidade climática verificada desde o início do século XXI e de que o ano de 2011 é um exemplo claro. Os trabalhos foram seguidos com toda a atenção, tendo sido apresentados por Gregory Jones, Fernando Alves, Tiago Alves de Sousa, Aureliano Malheiro e Moutinho Pereira

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt