O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 21-11-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 27-05-2011

SECÇÃO: Saúde

CASA de SAUDE SÃO MATEUS HOSPITAL PARTICULAR

A Casa de Saúde São Mateus (CSSM) comemorou no dia 18 de Maio o seu quinquagésimo aniversário e apresentou em primeira – mão o projecto de remodelação das suas instalações. Na Pousada de Viseu, local escolhido para a realização desta apresentação, estiveram presentes órgãos de comunicação social e alguns médicos convidados.

foto
Esta unidade de saúde particular, sediada em Viseu, fará intervenções estruturais no edifício, onde a área de construção passará de 3.990,30 m2 para 6.196,80m2 (mais 55,53%) e as áreas exteriores serão reajustadas de forma a responderem às necessidades de estacionamento
de veículos de emergência médica e de veículos dos utentes.
Os 6 novos pisos ficarão totalmente operacionais, o que permitirá utilizar de forma efectiva os diferentes espaços. Nos 2 pisos inferiores ficarão os espaços afectos ao pessoal da instituição, áreas administrativas e alguns serviços para os utentes, como é o caso dos serviços de imagiologia, análises clínicas e fisioterapia.
Os 4 pisos acima do solo irão destinar-se inteiramente aos utentes e incluem uma nova área para o serviço médico permanente, vários gabinetes médicos para as consultas de especialidade, novos e melhorados quartos de internamento, divididos por três pisos distintos, com aproximadamente 40 camas. Esta será uma ‘‘zona de privacidade com condições hoteleiras de excelência’’, referiu o Arquitecto Carlos Chaves, responsável pelo projecto de arquitectura.
O bloco operatório permanecerá no piso 1 mas sofrerá melhoramentos significativos ao nível tecnológico, ficando também a estrutura dotada de 1 bloco para pequenas cirurgias.
A arquitectura projectada visa responder a elevados critérios de segurança técnica, conforto térmico, acústico e de acessibilidade ao edifício, principalmente para as pessoas com mobilidade reduzida.
As obras têm início previsto para Dezembro de 2011, mas ficam ainda sem data definida para o seu fim, devido à permanência e continuidade da prestação de serviços médicos nas instalações. Ao longo desta fase serão feitos cronogramas de trabalho, para que os serviços a decorrer nesta altura não sejam afectados, garantia dada pela administração.
A nova Casa de Saúde São Mateus envolve um investimento de aproximadamente 10 milhões de euros, prevendo-se a criação de cerca de mais 40 postos de trabalho directos.
A administração refere que ‘‘este é um projecto sustentável e consolidado’’ numa altura em que proliferam unidades de saúde, que não apresentam o mesmo cuidado.
O Director Clínico, Dr. José Miguel Ferreira, destaca ainda que é lamentável existirem dificuldades de acesso, por parte da Casa de Saúde S. Mateus, ao programa de recuperação de listas de espera para cirurgia (SIGIC), quando a população de Viseu poderia ser tratada
convenientemente na sua capital de distrito, sem ter de sofrer os transtornos causados pelas actuais deslocações, que realizam para outros hospitais, de outras cidades mais distantes. Tal como referiu a Dr.ª Aldina Coimbra, do conselho de administração da Casa de Saúde S.
Mateus, ‘‘Viseu será uma referência tanto na saúde pública como na privada’’.
50 Anos da Casa de Saúde São Mateus comemorados com projecto de remodelação das instalações passava por dispor de uma unidade de saúde alternativa, moderna e eficiente, que prestasse um serviço de nível elevado à comunidade viseense. Ao longo dos anos, o número de médicos ligados a este projecto foi aumentando, o que fez da Casa de Saúde uma instituição de referência.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt