O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 24-10-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 18-02-2011

SECÇÃO: Região

Suvidur termina em Junho.
Em conclusão, as escavações dos solos.

Está prestes a terminar o projecto “Suvidur” - Sustentabilidade da Viticultura de Encosta na Regiões do Douro e de Arribes da (CVAD) Espanha.
Na terça-feira, cerca das 11h00, em Vale de Mendiz, Pinhão, houve uma acção no terreno para mostrar, in loco, como estão a decorrer os trabalhos de campo de caracterização do solo dos cerca de 250 mil hectares de vinha da Região Demarcada do Douro. Na ocasião foi feito um balanço do andamento do projecto na presença do Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Luciano Vilhena Pereira, entidade que encabeça o projecto Suvidur, e pelo vice-reitor para a investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Professor Carlos Assunção e o responsável do projecto na UTAD, Professor Vicente Sousa.
O Suvidur termina em Junho de 2011.
Na terça-feira, acompanharam-se os trabalhos de caracterização do solo que consistem na abertura de buracos com um metro e descrição de perfis do solo, e recolha de amostras que estão a ser analisadas no Laboratório de solos da UTAD.
Os locais de amostragem foram seleccionados depois de terem sido delimitadas zonas homogéneas por cruzamento de informação climática, geológica e fisiográfica, obtida por foto-interpretação.
O projecto previsto para dois anos, foi prolongado por mais seis meses, prevendo-se o seu términos para Junho de 2011. O investimento de 1.112.573 euros, dos quais 834.429 euros são provenientes do FEDER, tem objectivos ambiciosos: efectuar a zonagem e aperfeiçoar o ordenamento da cultura da vinha da Região Demarcada do Douro (RDD), em Portugal, e da Denominação de Origem Arribes (CVAD), em Espanha; produzir orientações para a qualidade vitícola e gestão sustentável da viticultura de encosta, de modo a minimizar os impactos no meio ambiente; e editar um manual de boas práticas em viticultura de encosta. Em Junho, a Região estará munida de mais um instrumento que permitirá tirar maior partido das potencialidades da vinha, num maior equilíbrio entre a produção e a qualidade das uvas, para que se continue a produzir um dos melhores vinhos do mundo sem colidir com a paisagem do Património Mundial.
Afinal, o projecto Suvidur, aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), tem como finalidade proceder à zonagem e ao ordenamento da maior mancha de vinha, em costa íngreme, da Europa. No total, o Suvidur tem a responsabilidade de delimitar zonas de território da Região do Douro e do Duero num total de cerca de 50.000 hectares de vinha.
Os parceiros no projecto são, para além do IVDP, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão (ITACyL).
Posteriormente foi estabelecido um protocolo com a Universidade de Madrid pela experiência que a instituição já tem nesta matéria, em vários locais da América Latina.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt