O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 22-09-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 12-03-2010

SECÇÃO: Cultura e Lazer

“Um encontro, Um escritor” com Cristina Bernardes e Alexandre Parafita

O Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, inserido na Semana da Leitura, levou a cabo, na Escola EB 2,3/S Prof. António da Natividade, duas acções do seu projecto de promoção de hábitos de leitura “Um encontro, Um escritor”. Desta feita com os escritores Cristina Bernardes e Alexandre Parafita, dia 2 e 3 de Março, respectivamente.

foto
Cristina Bernardes, escritora lamecense, é já uma presença constante na Escola EB 2,3/S Prof. António da Natividade. Foi novamente solicitada para, junto da comunidade escolar de Mesão Frio, promover o gosto pela leitura e pelos livros. “Nuvem ou o sonho de ser almofada”, de sua autoria, foi a obra literária usada pela escritora para suscitar o prazer da leitura aos presentes. Doutoranda em Ciências da Educação, em Pedagogia Social, a escritora Cristina Bernardes é, actualmente, Directora Pedagógica no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego e acredita no “fascínio das palavras” tal como acredita que “a herança mais valiosa que podemos deixar aos nossos filhos é uma educação de qualidade”. A missão do seu projecto educativo é “educar e formar cidadãos para o mundo”.
Alexandre Parafita, destacado escritor duriense, natural de Sabrosa, esteve também presente na Escola EB 2,3/S Prof. António da Natividade, em Mesão Frio, dando uma abordagem auto-biobibliográfica. Nas obras de Alexandre Parafita a presença da figura do Diabo é uma constante e, interpelado pelas crianças presentes pelo porquê do uso frequente desta figura nos seus livros, Alexandre Parafita explicou que “são figuras, engraçadas, ou não, que servem para captar a atenção das crianças para a história”. No decorrer do diálogo com os alunos da Escola EB 2,3/S Prof. António da Natividade Alexandre Parafita descreveu os métodos usados por si na elaboração das suas obras, sendo que a investigação junto das camadas mais idosas é o seu método preferencial “passo tarde a fio sentado, em cima de uma pedra, a conversar com idosos dos Lares, onde estes me contam estórias antigas”, afirmou o escritor. Também ele Professor do Ensino Básico no passado, Alexandre Parafita, explicou que escrevia para os seus alunos as suas próprias histórias “pois apercebia-me que as crianças preferias essas histórias que as que constavam dos manuais.” Bastante solicitado, o escritor de partilhou aos alunos do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio o seu prazer pela leitura e pelos livros.A presença dos escritores Cristina Bernardes e de Alexandre Parafita, decorreu inserida na Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. Este agrupamento, através da Biblioteca Escolar vem desenvolvendo ao longo do ano lectivo o projecto “Um encontro, um escritor” que tem sido o lema para a promoção de hábitos de leitura junto dos seus alunos e uma medida de combate ao insucesso escolar.

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt