O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 21-11-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 30-10-2009

SECÇÃO: Saúde

Como prevenir a perda de Potássio

O potássio é um mineral necessário para nosso organismo.Tem um papel importante no funcionamento do músculo cardíaco e na libertação de insulina.
A sua carência pode provocar desequilíbrio interno, fadiga, tonturas, fraqueza muscular, e pode causar arritmia cardíaca.
Comer é uma forma de prazer. Mas é importante a associar o prazer com a necessidade de suprir nutrientes essenciais para nossa saúde, tais como vitaminas e minerais, inclusive o potássio. Opte por sumos naturais de frutas e legumes, evitando refrigerantes e bebidas com gás, estudos revelam que a ingestão regular de refrigerantes diminui os níveis de potássio no sangue.
A redução de potássio é desencadeada por três componentes que estão presente nos refrigerantes, a glicose, frutose e cafeína. Todos os dias, somos alertados sobre cuidado com a alimentação. Uma alimentação rica em frutas, verduras, fibras e vegetais é fundamental tanto na reposição de potássio, como prevenir sua perda.
O Potássio, equilibra o sódio, favorece o ritmo normal do coração, estimula o funcionamento dos rins e beneficia o estado da pele e a função muscular.

Alimentos ricos em potássio
Banana; Laranja; Ameixa; Sumos de frutas; Carnes
Leguminosas, e Verduras -Arroz, feijão, girassol, grão-de-bico, lentilhas, abóbora, alcachofra, alface, alho, aipo, batata, batata-doce, beterraba, cebola, cenoura, cogumelos, couve, ervilha, espinafre fava, salsa, pimentão, pepino, tomate.

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt