O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 28-11-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 13-02-2009

SECÇÃO: Opinião

Quantos planetas tem o Sistema Solar?

Aprendemos na escola que o Sistema Solar tem 9 planetas – Mercúrio, Vênus, Terra,Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão.
Mas a descoberta de um novo planetano dia 14 de Novembro de 2003 (oficializada dia 15 de Março de 2004), veio remodelaresta ladainha que nos foi ensinada. O novo planeta foi denominado oficialmente Sedna, em homenagem à deusa do OceanoÁrctico da mitologia Inuit (esquimó), já que este Oceano apresenta temperaturasextremamente frias. Sedna, o novo planeta descoberto no sistema solar, é o planeta mais distante do Sol. Os astrónomos estimam que o novo planeta esteja a 13 mil milhões de quilómetros doSol, ou seja, 90 vezes a distância da Terra ao Sol. Outras características distinguem o Sedna são a sua pequena dimensão comparado comoutros planetas da mesma região (entre 1/2 e 3/4 do tamanho de Plutão); pois é oobjecto mais vermelho do Sistema Solar a seguir a Marte; e a sua órbita extremamenteelíptica. A razão da sua órbita tão extrema tem sido de difícil explicação e objecto de estudo pordiversos astrónomos. Estes tendem a acreditar que uma estrela passou pelo Sol há cercade 4 mil milhões de anos atrás puxando este planeta para a sua órbita actual.Determinaram, também, que Sedna roda sobre si mesmo uma vez em cada 40 dias – detodos os planetas do Sistema Solar, só Mercúrio e Vénus rodam mais devagar. Umahipótese avançada para explicar a rotação tão lenta é que esta é causada pelo efeito deuma lua adjacente ao planeta. A constituição do Sedna é também objecto de estudo, sendo provavelmente constituídopor uma mistura igual de gelo e rocha (já que Sedna encontra-se muito longe do Sol,numa região muito fria do Sistema Solar, onde a temperatura não ultrapassa os –240°C), coberto por mais ou menos um metro de uma camada viscosa dehidrocarbonetos. Esta camada é produzida quando a radiação ultravioleta do Sol (raiosUV) e certas partículas atmosféricas carregadas de energia alteram as ligações químicasentre os átomos no gelo. Assim, e ainda com muitos outros sítios do Universo por explorar e descobrir, Sednapassa a ser o 10º planeta deste cantinho a que chamamos casa.

Ana Neves Cátia Sousa

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt