O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 02-02-2018
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 01-08-2008

SECÇÃO: Cultura e Lazer

Caramulo Motorfestival regressa em Setembro

A 3ª edição do Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos, é nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.

foto
Prevê-se que este evento, que combina provas de competição motorizada de automóveis clássicos e desportivos com actividades lúdicas e turísticas, leve ao Caramulo mais de 20 mil pessoas. A 1ª edição, em 2006, teve 11 mil visitantes e, em 2007, 14 mil pessoas estiveram no evento. Para a edição de 2008, está assegurada a presença de Armindo Araújo (tetracampeão nacional de Rallye) e de Nicha Cabral (1º piloto de Formula 1 português), que terão uma participação activa.
O Caramulo Motorfestival integra duas provas: Rampa do Caramulo (Campeonato Nacional de Montanha) e Rampa Histórica do Caramulo, desenvolvendo ainda um conjunto de acções lúdicas e turísticas, quer no próprio Caramulo, quer noutras partes de Portugal. No dia 6 de Setembro, saem três passeios históricos com destino ao Caramulo Motorfestival, a partir de Sintra, Luso e Viseu. Está ainda a ser organizado um passeio pelo ACP Clássicos, a terminas também no Caramulo. Estas concentrações de clássicos vão juntar verdadeiras preciosidades prontas a mostrar o que valem, fazendo, no caso do passeio que sai de Sintra, mais de 300 km num dia, com destino ao Caramulo e à serra que o rodeia, com uma flora que é única em Portugal, muitos pontos de interesse e turísticos e paisagens naturais intocadas.
Este evento, embora dedicado aos automóveis e motociclos clássicos, não se destina apenas aos aficionados por estes temas, assumindo-se como um evento para toda a família e para o público em geral. As actividades lúdicas programadas são um exemplo deste posicionamento: Feira de Automobília, concentrações de clubes de automóveis e motociclos clássicos, visita aos vários paddocks (parques de assistência), parque de actividades outdoor, parques infantis insufláveis, pista júnior com jipes a gasolina, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outras. Esta é também uma oportunidade para visitar a colecção de Arte e Automóveis, Motociclos e Velocípedes e colecção de miniaturas e brinquedos antigos do Museu do Caramulo, entidade organizadora do evento. Embora as actividades sejam muitas, os visitantes não se vão sentir perdidos, pois a organização disponibiliza um guia do evento em formato A5, que mostra o programa, uma planta do evento, e explica todas as actividades dos três dias do Caramulo Motorfestival.
À semelhança das edições anteriores, o Caramulo Motorfestival integra cerca de 70 voluntários de todas as idades e de vários pontos do país. Estes voluntários são distribuídos conforme as suas aptidões e colaboram activamente em todas as tarefas inerentes à organização de um evento com esta dimensão. Os interessados no voluntariado podem inscrever-se no Web site.
O Caramulo Motorfestival é uma organização do Museu do Caramulo e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Tondela, região de Turismo Dão-Lafões; Nutroton SGPS, Estradas de Portugal, Águas do Caramulo e Ford – Garagem Lopes.

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt