O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 25-07-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 18-04-2008

SECÇÃO: Opinião

O Racismo

É um dos temas mais badalados nos dias de hoje, portanto a palavra “racismo” não é indiferente à grande maioria das pessoas.

foto
O racismo protagonizado por muitas pessoas é uma realidade inegável, que acaba por afectar toda a gente, embora às vezes de forma indirecta.
Afinal, o que é o racismo? Na minha opinião, o racismo não passa de um preconceito, que levado ao exagero pode comportar graves consequências. No fundo, o racismo é um modo de pensar onde é dada grande relevância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras, enaltecendo-se as diferenças biológicas existentes entre os seres humanos.
A escravidão foi, em tempos, justificada pelo racismo, devido ao facto de se acreditar e valorizar a existência de raças inferiores e superiores.
Aqueles a quem podemos chamar racistas são aqueles que descrevem uma raça como sendo um agregado de pessoas que possuem a mesma estirpe, diferenciando-as em características físicas como a cor de pele, afirmando a sua superioridade sobre outra raça.
A meu ver, a importância que é dada à cor da pele do outro é realmente alarmante. A diferença de cor existente entre as pessoas tem um fundamento científico, pois o que torna a pele mais ou menos escura é apenas a concentração de melanina e não qualquer outra razão que suporte a afirmação de superioridade ou de inferioridade de uma raça em relação a outra.
Era importante que todos nós contribuíssemos para a extinção deste preconceito, que depende apenas da mente de cada um. É um problema social que danifica a nossa relação com o outro. Já dizia Yehudi Menuhin, defensor dos direitos do Homem, que “A criatividade só pode ter origem na diferença”.

Cátia Almeida
N.º 6 – Turma A – 11.º Ano
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt