O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]Subscrever RSS RSS
Edição de 12-09-2014
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 13-07-2007

SECÇÃO: Opinião

Viver na cidade ou no campo?

A cidade ou o campo? Qual o melhor local para viver e para satisfazer as necessidades?

foto
Em todo o lado se podem observar diversas classes sociais, pessoas cultas, umas com muitos bens e outras praticamente sem nada, enfim, vivemos numa sociedade onde as diferenças são muito notórias e fazem toda a diferença.
Primeiro, ao falar-se em cidade, o pensamento recaía logo numa uma sociedade de elevado poder económico, uma maior posse de bens e de cultura, enquanto que o campo destinava-se aos mais pobres, aos que tinham mais dificuldade, aos mais necessitados.
Mas, hoje em dia, tanto a cidade como o campo são “mistos”. Em ambos existem pessoas necessitadas e não tão necessitadas. A pouco e pouco, as diferenças existentes foram diminuindo, mas ainda existem, ainda continuam.
Parte das pessoas prefere viver na cidade, devido aos bons e rápidos acessos e a uma boa qualidade de vida, mas uma outra parte prefere habitar no campo, na aldeia, devido à tranquilidade, à falta de agitação, de barulho, de “stress”, o que é bom e agradável.
Eu aprecio os dois lugares: o campo e a cidade. A cidade, por ser um meio onde é fácil ter acesso aos meios de transporte, meios de comunicação, à educação e aos vários serviços, ou seja, acesso ao conforto, à qualidade de vida e onde a população está mais próxima do que necessita para então satisfazer as suas necessidades. Por outro lado, o campo é também um lugar muito escolhido, pois dá-nos o silêncio de que precisamos, a paz que procuramos, a liberdade merecida. Só o campo nos transmite o aroma agradável, o ar puro, límpido, capaz de ser respirado. Pode-se também ouvir o chilrear dos pássaros, observar-se o verde da vegetação, a coloração, a frescura das plantas e das flores.
Neste sentido, ambos os locais são bons para viver.

Vera Alexandra Ferreira Marques
N.º 26 – Turma C – 11.º Ano
Escola ES/3 Dr. João de Araújo Correia

A História do Jornal
Colaboradores
Douro / Rio
Concelhos
Oportunidades
Roteiro
Transmontanos / Durienses +
Adegas +
Informações Úteis
[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
Última Hora
Notícia Importante
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@iol.pt